CAPÍTULO III - Da Ave-Maria | Catecismo São Pio X

Catecismo de São Pio X


Da Ave-Maria


No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem, chamado José, da casa de Davi. O nome da virgem era Maria. Entrando onde ela estava, o anjo lhe disse: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! Ao ouvir as palavras, ela se perturbou e refletia no que poderia significar a saudação. Mas o anjo lhe falou: Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará na casa de Jacó pelos séculos e seu reino não terá fim.
Maria perguntou ao anjo: Como acontecerá isso, pois não conheço homem? Em resposta o anjo lhe disse: O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; é por isso que o menino santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. Até Isabel, tua parenta, concebeu um filho em sua velhice, e este é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível.
Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Aconteça comigo segundo tua palavra! E dela se afastou o anjo. 
Naqueles dias, Maria se pôs a caminho e foi apressadamente às montanhas para uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Aconteceu que, mal Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou em seu ventre; e Isabel, cheia do Espírito Santo , exclamou em voz alta: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem a honra que a mãe do meu Senhor venha a mim? Pois quando soou em meus ouvidos a voz de tua saudação, a criança saltou de alegria em meu ventre. Feliz é aquela que teve fé no cumprimento do que lhe foi dito da parte do Senhor.

Luc 1, 26-45



§ Da oração em geral:


1) Que oração costumamos rezar depois do Padre-Nosso?
R: Depois do Padre-Nosso rezamos a saudação angélica, isto é, a Ave-Maria, por meio da qual recorremos à Santíssima Virgem.


2) Por que é a Ave-Maria chamada saudação angélica?
R: Chama-se a Ave-Maria saudação angélica, porque principia com a saudação que dirigiu à Virgem Maria o Arcanjo São Gabriel. 


3) De quem são as palavras da Ave-Maria?
R: As palavras da Ave-Maria são, em parte do Arcanjo São Gabriel, em parte de Santa Isabel e em parte da Igreja. 


4) Quais são as palavras do Arcanjo São Gabriel?
R: As palavras do Arcanjo São Gabriel são: Ave, cheia de graça; o Senhor é convosco, bendiga sois vós entre as mulheres. 


5) Quando disse o Anjo a Maria estas palavras?
R: O Anjo disse a Maria estas palavras quando Lhe foi anunciar da parte de Deus o mistério da Encarnação, que nEla devia operar-se. 


6) Que temos em vista ao saudarmos a Santíssima Virgem com as mesmas palavras do Arcanjo?
R: Ao saudarmos a Santíssima Virgem com as mesmas palavras do Arcanjo, nós nos congratulamos com Ela, lembrando os dons e singulares privilégios corre que Deus a favoreceu de preferência a todas as outras criaturas. 


7) Quais são as palavras de Santa Isabel?
R: As palavras de Santa Isabel são: Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre . 


8) Quando disse Santa Isabel estas palavras?
R: Santa Isabel disse estas palavras, inspirada por Deus, quando, três meses tirites de nascer seu filho João Batista, foi visitada pela Santíssima Virgem, que já trazia no seio o seu Divino Filho Jesus. 


9) Que fazemos ao dizer estas palavras?
R: Ao dizer estas palavras de Santa Isabel, congratulamo-nos com Maria Santíssima pela sua excelsa dignidade de Mãe de Deus, bendizemos a Deus e dando-lhe graças por nos ter dado Jesus Cristo por meio de Maria. 


10) De quem são as demais palavras da Ave-Maria?
R: Todas as demais palavras da Ave-Maria foram acrescentadas pela Igreja.


11) Que pedimos com as últimas palavras da Ave-Maria?
R: As ultimas palavras da Ave-Maria pedimos o proteção tia Santíssima Virgem no decurso desta vida e especialmente na hora da nossa morte, no qual pios será mais necessária. 


12) Por que depois do Padre-Nosso, dizemos antes a Ave-Maria do que outra qualquer oração?
R: Porque a Santíssima Virgem é a Advogada mais poderosa junto de Jesus Cristo: por isso, depois de termos rezado a oração que Jesus Cristo nos ensinou, pedimos à Santíssima Virgem que nos alcance as graças que imploramos.


13) Por que motivo é tão poderosa a Santíssima Virgem?
R: A Santíssima Virgem é tão poderosa, porque é Mãe de Deus, e é impossível que não seja atendida por Ele. 


14) Que nos ensinam os Santos a respeito da devoção à Virgem Maria?
R: A respeito da devoção a Maria, os Santos nos ensinam que os seus verdadeiros devotos são por Ela amados e protegidos com amor de Mãe muito terna, e por meio dEla têm a certeza de encontrar a Jesus Cristo, e de alcançar o Paraíso.


15) Qual é a devoção à Virgem Maria, que a Igreja nos recomenda de modo especial?
R: A devoção que a Igreja nos recomenda de modo especial em honra da Santíssima Virgem é a reza do santo Rosário.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas 12ª Artigo do CREDO | Creio na Vida Eterna, amém. | Catecismo de São Pio X

CATECISMO DE SÃO PIO X | Sacramentos - Batismo

Teologia do Corpo - Christopher West - Parte 1

Catecismo São Pio X | Introdução aos Sacramentos

Tarde Te Amei por Santo Agostinho